Sai uma administração, entra outra e a situação do Módulo Esportivo fica pior. O local, que pertence ao município de São Luís de Montes Belos, foi criado com o objetivo de proporcionar lazer e esportes aos alunos das escolas municipais e a jovens carentes da cidade, mas há muitos anos quase nada é oferecido no local.

De acordo com pessoas que frequentam o Módulo Esportivo, que acionaram esta reportagem, nunca em toda sua história o local esteve tão abandonado como agora. Com exceção do campo de futebol, e assim mesmo com a grama em péssima situação, toda a estrutura precisa de reparos e manutenção. Vestiários e banheiros sem portas, paredes rachadas e telhados precários.

O lixo amontoado por todo canto à espera do recolhimento é visível e dá o tom do abandono. Além das quadras abandonadas, a única piscina do local serve apenas para acumular a água das chuvas e colocar em risco os moradores da região e os alunos da creche ao lado, com o risco de contrair as doenças provocadas pelo mosquito da Aedes Aegypti.

O único portão que dá acesso ao interior do Módulo está emperrado há cerca de 8 meses. Está aberto e deixando o local vulnerável à ação de marginais. Problema provocado pela intensa água das chuvas que invade todas as dependências do local.

Boa parte do muro de arrimo, construído na divisa com o Setor Cláudia foi destruído pelas águas pluviais que descem do Setor e entram Módulo adentro. Não escapa quase nada, tudo se inunda e os transtornos se acumulam. Numa parte do muro que ainda ficou de pé, um imenso buraco foi criado pelas águas e a tendência é crescer mais ainda.

Com a pavimentação das ruas do Setor Cláudia esperava-se que a água das chuvas seria canalizada e o problema seria resolvido, mas a situação ficou pior. Uma parte da água que também vem de outros setores e passa pelo Setor Cláudia foi desviada para o Parque Ecológico, mas o restante entra no Módulo e tira o sossego de todos.

Para a maioria dos moradores vizinhos, o Módulo Esportivo representa problemas para a região. “Isso aqui está abandonado há muito tempo, mas agora está muito pior. Onde está a prefeitura que até agora nada fez nesse local?. O prefeito prometeu na sua campanha que iria acabar com os problemas do Módulo, mas nada fez até agora”, lembra um dos moradores.

“Eu pensei que agora, sendo a mulher do prefeito a responsável ela área do esporte, as coisas iriam melhorar. Pensei que o prefeito ia fazer diferente dos outros, dar uma atenção diferente a esse local, mas pelo visto ele vai ser só mais um. Uma pena…”, frisa o estudante Rogério.

O prefeito Major Eldecírio, que administra o município por força de uma medida liminar, dada por um ministro do Tribunal Superior Eleitoral  TSE -, nomeou sua esposa Nadma Melo para a pasta do esporte. Ele foi procurado por esta reportagem para falar sobre a situação do Módulo Esportivo, mas até o fechamento da matéria ele não retornou ao nosso contato.

Por: Edivaldo do Jornal