Em solenidade que contou com as presenças de várias autoridades ligadas à Polícia Civil, Polícia Militar, políticas, judiciário, entre outras, a 20ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em São Luís de Montes Belos, recebeu 9 viaturas zero km e a adequação e ampliação das instalações do Grupo de Patrulhamento Tático – GPT.

O evento, que aconteceu nas dependências da 20ª CIPM, também foi prestigiado pelo comandante do 7º CRPM, Coronel Adalberto da Silva Quixabeira, pelo juiz da Comarca de São Luís, Peter Lemke Schrader, pela presidente da OAB local, Thaís Inácia, pelo diretor da Faculdade Montes Belos, Paulo Eustáquio e pelo prefeito de São Luís Major Eldecírio. Além do deputado estadual Virmondes Cruvinel, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Antonio Paulo da Cruz, comandantes de outras unidades da PM e o pessoal da Agência Prisional.

A solenidade teve início com a entrega de uma Comenda simbólica, em sinal de gratidão aos parceiros da 20ª CIPM, que colaboraram diretamente com o projeto de ampliação e adequação  da nova sede do GPT. Foram eles: Capitão Adão Rodrigues, Danilo Augusto do Posto Farol, prefeito Eldecírio da Silva, Elder Soares, Secr. de Obras da prefeitura de São Luís, Cabo Elizabete Mª dos Santos, Luiz Antonio, da Luiz Cor, Marcelo Tolentino, Lanterneiro, e Paulo Cesar Morais do Posto Farol. Esses foram parceiros que compareceram ao evento.

Outras pessoas como Danilo Alves e Duclênio Felício, do Posto WD, Eduardo Alves, da Cerâmica São Luiz, Edvaldo Batista, da Marmoraria Montes Belos, Fábio Seabra, prefeito de Ivolândia, Geraldo Neto, prefeito de Cachoeira de Goiás, Jorge de Souza, prefeito de Firminópolis, Kátia Mª Miranda, da Casa Bella, Márcio Gomes, vidraceiro, Paulo da Costa, do Depósito Costa, Ronaldo de Bastos, fazendeiro, Rubens Batista, prefeito de Aurilândia, Ubiratan M. de Rezende e Wolnei Moreira, prefeito de Moiporá, também colaboraram com o projeto, porém não compareceram.

O prefeito Major Eldecírio abriu os discursos se dirigindo ao comandante da 20ª CIPM, Major Sandro Mendonça. Segundo ele, Sandro é sem dúvida o melhor comandante que a CIPM de São Luís já teve. Enalteceu a sua forma ponderada de conduzir o seu comando, com diálogo e muito conhecimento. O prefeito ressaltou também a importância dos policiais lotados na 20ª CIPM. Eldecírio, comandou o policiamento de São Luís, por duas vezes.

Major Sandro Mendonça, ao se dirigir aos seus convidados, começou dando ênfase à parceria que tem com o seus comandados. “Sem esses bravos guerreiros eu não posso fazer nada. São os melhores policiais do Estado”, enfatizou. Sandro ressaltou que a 20ª CIPM é a primeira Companhia que comanda. Devolvendo os elogios do prefeito, ele destacou que gostaria de ter tido a oportunidade de ter sido o seu subcomandante.

Major Sandro falou também das ações da sua Companhia em São Luís e nas cidades que pertencem à sua área. Segundo ele, o combate ao crime e ao tráfico de drogas é constante e tem surtido os efeitos desejados, porém a luta é diária. O comandante enalteceu o apoio recebido dos parceiros da Polícia Militar na execução do projeto da nova sede do GPT. “São verdadeiros parceiros da PM. Agradeço a todos”, disse.

O comandante do 7º CRPM, Coronel Quixabeira, parabenizou o Major Sandro pelo excelente trabalho, no comando da 20ª CIPM e disse que apesar da pouca estrutura que tem à disposição, o resultado é ótimo. Quixabeira ressaltou que a Polícia Militar é a instituição de maior credibilidade atualmente. Que ela sempre está pronta para servir ao cidadão. “Precisou da Polícia Militar, é só ligar que em minutos ela chega para servir à população”, disse ele.

O comandante diz que a Polícia Militar está com um contingente de 15 a 20 anos atrás e que mesmo assim ela está sempre atuante e atenta à segurança da população goiana. Quixabeira fez questão de enaltecer o trabalho do governador Marconi Perillo. “A história da segurança pública de Goiás é uma antes de Marconi e outra depois de Marconi. A Polícia Militar nunca foi tão bem atendida com viaturas e armamentos como no governo de Marconi Perillo”, frisou o comandante que encerrou suas palavras fazendo a entrega das chaves das novas viaturas.

Antes do descerramento da placa inaugural das novas instalações do GPT, o Major Sandro Mendonça fez questão de render uma homenagem à policial militar, da reserva, Cabo Elizabete Maria dos Santos. “Que para a Polícia Militar é uma filha aguerrida, que mesmo na reserva continua sempre presente, nos apoiando moralmente e materialmente”, disse o comandante no texto da homenagem.

Em seguida o Major Sandro convidou as autoridades presentes para ajudarem no descerramento da placa inaugural das novas instalações do Grupo de Patrulhamento Tático de São Luís de Montes Belos. O comandante frisa que o GPT e a Patrulha Rural em breve também estarão também de viaturas novas.

Por: Edivaldo do Jornal