Ação do MP investiga contratação irregular de centenas de funcionários em cidades do nordeste de Goiás

[post-views]

Processo era feito sem concurso público. Prejuízo estimado ultrapassa R$ 15 milhões.

O Ministério Público realiza nesta quinta-feira (24) a Operação O Tronco para investigar a contratação irregular, sem concurso público, de centenas funcionários em prefeituras de cidades do nordeste de Goiás. O prejuízo causado ultrapassa os R$ 15 milhões.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em secretarias municipais de Alvorada do NorteBuritinópolisDamianópolisSimolândia e Sítio d’Abadia. O município de Mambaí também é investigado pela mesma irregularidade. Entretanto, não foram cumpridos mandados na cidade. A reportagem tenta contato por e-mail e telefone desde as 9h com as prefeituras, mas ainda não obteve retorno.

De acordo com o MP, várias pessoas foram contratadas nos últimos quatro anos para prestarem serviços públicos de caráter permanente, típico de servidores efetivos, mas sem prestar concurso público ou processo seletivo.

“A escolha dos contratados se dava diretamente pelos gestores e favorecia tão somente os apoiadores políticos”, informou o MP em um comunicado à imprensa. Entre os cargos que eram ocupados estão os de enfermeiros, garis, psicólogos e dentistas.

As investigações mostraram que os investigados tentavam mascarar as contratações irregulares lançando as despesas em áreas diferentes das de “despesa com pessoal”, dificultando o acesso e a fiscalização os portais da transparência.

“Para que qualquer pessoa, de maneira democrática, faça parte da administração pública, ou ela presta um concurso, passa por um processo seletivo ou ocupa um cargo comissionado. E não foi o que nós verificamos nesses seis municípios na região”, disse o promotor Douglas Chegury.

Caso seja comprovado o crime de improbidade administrativa, os responsáveis podem pagar multa, ter que ressarcir o prejuízo causado, perder o cargo e ter os direitos políticos suspensos.

Fonte: G1/Goiás.

PROPAGANDA
[xyz-ips snippet="galeria"]

Compartilhar