X

São Luis de Montes Belos 22 de Setembro de 2019 - Total de Acessos 8720300

A Câmara Municipal de São Luís de Montes Belos inicia o segundo semestre com sessão solene

Visualizações: 318

A Câmara Municipal de São Luís de Montes Belos inicia o segundo semestre com sessão solene

pois do período de recesso, no mês de julho, os vereadores de São Luís de Montes Belos recomeçaram os trabalhos no dia 6 de agosto com uma sessão solene que teve como objetivo a entrega de Títulos Honoríficos a algumas personalidades do município. Ao todo foram 11 pessoas homenageadas, no evento que aconteceu no auditório do Podre Legislativo Municipal.

 

A solenidade foi prestigiada por vários convidados e autoridades eclesiais, militares e civis, dentre elas o prefeito do município Major Eldecírio da Silva. De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal cada vereador pode oferecer a honraria a duas pessoas por ano. Desta vez foram os vereadores Alex dos Garis, Antonio Teodoro, Bruno Lampião, Régio do Gás, Onilton Vaz, Joaquim Monteiro e Junio Guerra que assinaram os projetos que concedem a honraria.

 

Segundo a Lei, que autoriza a concessão do Título Honorífico, o homenageado para recebe-lo deve ter em seu histórico uma atuação relevante na contribuição para o crescimento do município na sua atividade profissional ou pessoal. O vereador, quando propõe o Projeto Legislativo, justifica a indicação do homenageado expondo detalhes da sua atuação na sociedade ao longo de sua estadia no município. Após a entrega do Título o agraciado passa a ser oficialmente um cidadão monte-belense.

 

O vereador Joaquim Monteiro escolheu o empresário Altamiro Alves da Silva. Altamiro mudou-se para São Luís de Montes Belos ainda criança, profissional no ramo de ótica, como técnico em ótica e optometria desde 1977, além de várias ações na área social, dentro da Maçonaria e Rotary Clube.

 

O professor e atual secretário de educação do município, Erly Kiel Rosa de Aguiar Silva foi o homenageado pelo vereador Antonio Teodoro. Nascido na vizinha cidade de Sanclerlândia, Kiel veio para São Luís de Montes Belos aos dois anos de idade, na companhia dos pais, tendo feito aqui os cursos primário, ginasial e colegial. Graduado em “Letras – Português, Inglês e respectivas literárias” pela Universidade Estadual de Goiás, é Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira, ele também é Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Ele conta ainda ampla atuação na área educacional, tanto nas redes municipal e estadual de ensino, quanto, também, na rede privada e ensino superior.

 

Nascido na cidade de Carmo do Paranaíba-MG, o contabilista Ilton Vander Ribeiro foi outro homenageado pelo vereador Antonio Teodoro. Ilton Vander mudou-se para São Luís de Montes Belos em 1969, acompanhando os pais. Começou a trabalhar em tenra idade, sendo que em 1970 já atuava como auxiliar de escritório. Em 1984 tornou-se proprietário do próprio Escritório de Contabilidade, que hoje conta com renomada equipe de colaboradores. O homenageado milita na política desde 1990, tendo sido vice-prefeito do município no período de 2005 a 2008. Ele é membro ativo da Loja Maçônica Estrela Montebelense, tendo sido seu Venerável Mestre em duas oportunidades, além de ter sido membro ativo do Rotary Club de São Luís de Montes Belos por mais de dez anos.

 

O professor José Eduardo Souza de Miranda, foi o escolhido pelo vereador e atual presidente da Câmara Municipal Bruno Lampião para receber a mais importante honraria oferecida pelo Legislativo Montebelense. Miranda nasceu em Arroio Grande-RS e veio para São Luís de Montes Belos em 2018, para assumir a direção geral da Faculdade Montes Belos, que, logo após, tornou-se o Centro Universitário Montes Belos – UniMB, no qual exerce a reitoria. A intensa atividade acadêmica, com dois Pós-Doutorados em Direito, com diversas matérias científicas publicadas, especializações e cursos realizados, prêmios e títulos recebidos, aliada à vasta experiência profissional como advogado, além do extenso currículo, para Lampião Miranda dignifica o cargo que exerce e colabora para o engrandecimento da área educacional no município.

 

O vereador Alex dos Garis definiu por homenagear Márcia Pereira dos Santos, que nasceu em Iporá, mas escolheu São Luís com a sua terra do coração. Além de ter trabalhado no Poasto Farol, Márcia ganhou espaço na sociedade desempenhando um importante trabalho social frente à ONG Mãos Solidárias, na atenção às famílias carentes da cidade. Ela é nora do saudoso Coronel Jonas.

 

O empresário Paulo da Costa Marinho recebeu o Título de Cidadania Montebelense por iniciativa do vereador Junio Guerra. Mineiro de Carmo do Paranaíba, Paulinho Costa, como é mais conhecido, chegou em São Luís de Montes Belos por volta de 1960, juntamente com os pais e irmãos. Depois de atuar no comércio de secos e molhados por vários anos, hoje ele é um empresário conceituado no setor da construção civil.

 

O vereador Régio do Gás homenageou o servidor estadual aposentado Pedro Moreira Pires e sua esposa Francisca Nascimento Pires. O casal tem um belo trabalho desenvolvido junto à comunidade do Setor Aeroporto e adjacências. Nascidos em Moiporá e Aurilândia, respectivamente, Pedro e Francisca residem em São Luís desde 1980. Há 39 anos, portanto, desempenham um trabalho social na região, em especial às famílias ligadas à Capela Nossa Senhora da Guia, naquele bairro, para as quais tem dispensado toda atenção e amor.

 

Já o vereador Onilton Vaz ofereceu a honraria para a professora Selma Maria, que nasceu em Firminópolis.  Ela mudou-se para São Luís de Montes Belos em 1975, juntamente com seus irmãos, com o objetivo de estudar. Aqui ela foi professora em praticamente todas as unidades de ensino, como o antigo Barquinho Amarelo (Hoje Colégio Machado de Assis), Colégio D. Pedro I, Presidente Costa e Silva, Faculdades Montes Belos, antiga ECILBELOS (hoje UEG), local em que se encontra em plena atividade.

 

Na mesma ocasião, foram entregues também três Moções de Agradecimentos a autoridades da área militar de São Luís de Montes Belos e região. Os homenageados foram: Major Wagner Gonçalves Cunha, Comandante da 20ª                 Companhia Independente da Policia Militar, com sede em São Luís; Tenente Coronel Nilso Veloso da Silva , comandante do 2º Batalhão Rodoviário, sediado em Firminópolis e o Coronel Jackson Luzo da Conceição Araújo, comandante do 7º CRPM-Comando Regional da Policia Militar de Goiás, que atende 24 cidades no Oeste Goiano, responsável pela 20ª Companhia Independente de São Luís, 4ª Companhia Independente de Aragarças e 10º Batalhão de Iporá, atualmente se instalando em São Luís de Montes Belos.

 

O presidente da Câmara Municipal Bruno Lampião lembra que o reconhecimento do Poder Legislativo, através das Moções, aos policiais em questão, é em função dos relevantes serviços prestados por eles na manutenção da ordem pública, na defesa das pessoas, de forma firme e civilizada, e sempre com respeito aos princípios constitucionais.

 

“O Poder Legislativo de São Luís de Montes Belos fica honrado em poder publicamente reconhecer a importância e relevância do trabalho e atuação dos homenageados na construção da história da nossa cidade. Cada um deles, com a sua atividade pessoal ou profissional, contribui sobre maneira no crescimento social, humano e comercial de São Luís de Montes Belos. Em nome de todos os vereadores eu agradeço a todos”, finaliza Lampião.

 

Por: Edivaldo do Jornal

×
Aqui o Povo Fala
(64) 9695-1676
Jornal A Voz do Povo
(64) 3671-3413

Aqui o povo fala envie sua mensagem/notícia.