X

APP Farol Fidelidade

São Luis de Montes Belos 26 de Maio de 2019 - Total de Acessos 8427292

Firminópolis: Moradora cobra ação da Câmara Municipal sobre situação de Enoc David

Visualizações: 671

Firminópolis: Moradora cobra ação da Câmara Municipal sobre situação de Enoc David

A dona de casa Rafaela Rayanne Oliveira Santana protocolou nesta terça-feira, 30 de abril, na Câmara Municipal de Firminópolis, um pedido para que a mesa diretora da casa adote as providências necessárias contra o vereador Enoc David pelo fato de o mesmo ter tido recentemente suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM – em função de irregularidades cometidas por ele quando presidiu a Câmara Municipal no ano de 2017.

 

Para Rafaela, o vereador Enoc David, que atualmente se encontra afastado do cargo por força de uma decisão judicial, agiu em desacordo com o Artigo 77, inc. X, da Constituição do Estado de Goiás, conforme cita o Acórdão nº 09562/2018, emitido pela Primeira Câmara do TCM.

 

Segundo o Acórdão, as contas de Gestão do ex-presidente da Câmara Municipal de Firminópolis, Enoc David foram rejeitadas e a ele foi aplicada uma multa de R$ 300,00 e a imputação de um débito de quase R$ 50 mil.

 

Mesmo afastado do cargo, Enoc David, também por decisão judicial, continua recebendo o salário de vereador. Atualmente, na folha de pagamento da Câmara Municipal são 10 vereadores, no entanto somente 9 atuam como parlamentares e representantes da população. Fato que tem gerado muita indignação em boa parte da população.

 

O vereador Roberto Arnica desabafou no momento da discussão sobre o assunto. Segundo ele, esta é uma situação que não dá mais para esperar. De acordo com ele está insustentável conviver com um fato que denegri a imagem do Poder Legislativo local. “Chegou a hora da onça beber água, presidente. Vamos decidir essa situação. De um jeito ou de outro”, disse ele.

 

Já o vereador Valdeson Felício Ferreira, “Xuxu”, declarou-se impedido de votar na matéria ou até mesmo de tecer qualquer comentário, isso pelo fato dele ter assumido a cadeira do colega Enoc David. O presidente da casa, Sinval Pereira Gomes, “Baio”, recebeu o pedido e declarou que o mesmo será enviado ao setor jurídico para a emissão de parecer e que na próxima sessão ele estará na pauta e será votado.

 

“Uma coisa eu garanto para vocês, a minha gaveta está trancada e sem chave. Nela não fica nada engavetado. Na próxima sessão esta matéria estará na pauta e caberá aos vereadores aprova-la ou não”, garantiu o presidente.

 

A esta reportagem Rafaela justificou o seu pedido dizendo que como cidadã não aguenta mais tatos escândalos no poder público de Firminópolis sem que as autoridades competentes tomem providências. Segundo ela, o caso do vereador Enoc é uma afronta aos cidadãos de bem do município.

 

“A conduta desse vereador é deplorável. Inaceitável. Já condenado pela justiça, que o afastou do cargo, e agora o Tribunal de Contas dos Municípios – TCM – rejeita as suas contas e aplicando-o severas punições. Precisa de falar e fazer o que mais? Só espero que os demais vereadores, munidos do espírito da moralidade, da ética e do compromisso com a coisa pública, tomem providências no sentido de puni-lo exemplarmente”, ressalta a dona de casa.

 

Esta reportagem tentou falar com o vereador Enoc David para ouvir dele a sua versão dos fatos, mas ele não retornou ao nosso contato. O espaço fica aberto caso ele queira comentar o assunto.

 

Por: Edivaldo do Jornal

×
Aqui o Povo Fala
(64) 9695-1676
Jornal A Voz do Povo
(64) 3671-3413

Aqui o povo fala envie sua mensagem/notícia.