Bombeiro de folga salva bebê engasgado com leite na cidade de Goiás

Mãe ficou aliviada e agradecida após filho voltar a respirar normalmente: ‘Primeiro, eu chorei de tristeza. Depois, foi choro de alegria’. Recém-nascido não precisou ser levado a hospital e passa bem.

Um sargento dos bombeiros que estava de folga salvou um bebê que se engasgou enquanto mamava, na cidade de Goiás, noroeste do estado. As câmeras de segurança da casa registraram quando o militar pega o bebê, que tinha apenas 20 dias de vida, e começa a fazer os procedimentos para desengasgar.

“Primeiro eu chorei de tristeza. Depois, foi choro de alegria. Graças a Deus ele estava lá e salvou meu filho”, disse a mãe da criança, a estudante Itamara Rodrigues da Silva Vasconcelos.

O sargento Dioclênio Camilo Pinto conta que estava em casa quando a mãe e a avó da criança chegaram aflitas ao portão da casa contando que o bebê, Lucas Gabriel da Silva Vasconcelos, tinha se engasgado amamentando. Rapidamente, ele pegou a criança nos braços para prestar os socorros.

“Eu fiz uma primeira tentativa de fazer a manobra de Heimlich, mas ele ainda não estava respirando. Quando eu fiz uma segunda vez, aí ele voltou a respirar. Depois fiz a limpeza do bebê, e ele ficou bem”, contou.

Não foi necessário levar a criança ao hospital. Após o salvamento, o menino voltou para a casa com a mãe e avó.

O sargento contou que já tinha aplicado a técnica nos filhos, quando era crianças e se engasgavam, mas que foi a primeira vez que usou a manobra em um resgate desse tipo. “Tem que ter bastante frieza nesse momento para não apavorar”, completou.

A mãe da criança disse que o menino estava soluçando no dia e que ela foi a amamentar o bebê, o que geralmente o fazia parar com o soluço. Ele tinha engasgado, mas depois voltou a respirar normalmente.

Ela, então, colocou o bebê para dormir. Porém, momentos depois, percebeu que o filho tinha vomitado e estava ficando vermelho, sem respirar. Desesperada, se lembrou do vizinho bombeiro e correu para pedir ajuda.

Fonte: G1/Goiás

PROPAGANDA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email