Chuva de meteoros pode ser vista em Goiás

Segundo diretor de clube de astronomia, o território goiano tem uma visão privilegiada do fenômeno. Melhor horário para observação é por volta das 2h de quinta-feira.

Uma chuva de meteoros pode ser vista em todas as cidades goianas nesta semana, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). A atividade máxima do fenômeno deve ocorrer na madrugada de quinta-feira (6), por volta das 2h.

Chamada de Eta Aquáridas, a chuva de meteoros acontece anualmente e pode ser vista em todo o Brasil. O fenômeno começou no dia 19 de abril e vai até o dia 28 de maio, mas tem o período de mais evidência desta quarta-feira (5) até sexta-feira (7).

Segundo o diretor do clube de astronomia Plêiades do Sul, Ary Martins, o estado de Goiás, sobretudo Goiânia, tem uma visão privilegiada da Eta Aquáridas.

“O radiante da chuva é a constelação de Aquário, que é muito bem localizada para nós no Brasil, sobretudo em Goiás. A latitude de Goiânia é muito próxima da latitude celeste do radiante da chuva de meteoros, o que torna a cidade um ótimo local para a observação”, explicou Ary.

O especialista afirmou que são entre 20 e 50 meteoros por hora e o melhor horário para vê-los é por volta das 2h da manhã, a olho nu.

“Esse é um evento democrático, pois não precisa de instrumentos. A orientação é ir para um local escuro, com um horizonte sem obstáculos”, afirmou.

Ary Martins orientou ainda que os observadores foquem na direção leste, mas que não deixem de observar todo o céu nesse momento. Além disso, é indicado evitar olhar muito para a tela do celular, para não prejudicar a adaptação do olho ao escuro.

Fonte: G1/Goiás

PROPAGANDA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email