Comparado a outras cidades como Rio Verde, por exemplo, pode até parecer pouco, mas para quem vinha há várias semanas com um número pequeno de casos confirmados da Covid-19, a população de São Luís de Montes Belos não está nada confortável ao saber que no município já tem 14 pessoas testadas positivo para a doença. Informação da Secretaria Estadual de Saúde.
Num momento em que a informação ajuda muito na conscientização da população, o Jornal A Voz do Povo vai aprimorar os seus informativos relacionados à essa pandemia, trazendo aos seus leitores o máximo de detalhes sobre o assunto. Seguindo, claro, os protocolos instituídos pelas autoridades de saúde, protegendo sempre a identificação dos pacientes, com exceção daqueles que não fazem questão do anonimato.
Os números divulgados nesta segunda-feira, 8, mostram que das 14 pessoas contaminadas pela Covid-19 os homens estão na frente. 6 casos são do sexo feminino e 8 são do sexo masculino. Quanto à faixa etária, 01 caso: 20 a 29 anos; 04 casos: 30 a 39; 05 casos: 40 a 49 anos; 02 casos: 50 a 59; 01 caso: 60 a 69 anos; e 01 caso: 70 a 79 anos. Nenhum dos pacientes está internado.
No boletim divulgado pelo município de São Luís de Montes Belos contam 13 casos confirmado e não 14 como mostra o do Estado. Em sua rede social, o prefeito Major Eldecírio explica o motivo da diferença. “Existe a divergência de 1 caso no nosso boletim com o do Estado. Isso se deu por um caso registrado de uma senhora que mora em Goiânia, mas cujo cartão SUS é de nossa cidade”, disse ele.
Ultimamente a divergência das informações entre a Secretaria de Saúde do Estado e a do município tem sido frequente. O desencontro de dados, de acordo com Ricardo de Miranda Mota, da S.M.S., está no programa utilizado para atualizar os dados diariamente. Segundo ele, o Estado e o município estão trabalhando para resolver o problema o mais breve possível. A nível nacional o problema também existe.
O fato é que enquanto a solução definitiva para combater a Covide, que é a vacina, todos devem se precaver ao máximo com todos os cuidados. Aquele que puder deve ficar em casa, pois está provado que o isolamento social é eficaz para evitar a proliferação do vírus. Aquele que tiver que sair, que adote as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde.
Por: Edivaldo do Jornal