No HCamp de São Luís de Montes Belos nos últimos 4 dias 8 pessoas perderam a vida por complicações provocadas pela Covid-19. “O número é assustador, mas se a população não mudar o comportamento e encarar a Covid-19 como uma doença séria e perigosa, a tendência é o número de infectados e, consequentemente, o de óbitos aumentar consideravelmente”, recado de um profissional da área que pediu para não ser identificado.
Assim como acontece em várias partes do país, em São Luís de Montes Belos, no Hospital Estadual Geraldo Landó (HCamp) a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) esteve 100% tomada por quase uma semana. Situação que preocupou as autoridades de saúde e a boa parte da população consciente.
O alto número de óbitos assusta e incomoda os profissionais da unidade, mas o fato de 4 pacientes terem se recuperados e recebido alta, serve de alívio. Nesta quinta-feira, 31, último dia do ano, o índice de ocupação dos leitos de UTI do HCamp de São Luís de Montes Belos caiu para apenas 10%. Somente um 1 paciente está internado na ala intensiva.
Até o momento, durante toda a pandemia, oficialmente, 37 pessoas de São Luís de Montes Belos perderam a vida para a Covid-19. 37 famílias enlutadas que sofrem a com dor da perda de um ente querido para uma doença desconhecida e em parte dos casos é letal.
A faixa etária mais atingida entre os óbitos, no caso de São Luís de Montes Belos, é a de idosos. Confira os dados. De 10 a 39 anos morreram 2 pessoas, de 50 a 59 anos 4, de 60 a 69 anos 8, de 70 a 79 anos 12 e de 80 a mais 10. Ao todo 37 pessoas perderam a guerra para a Covid-19.
Os números atualizados até o dia 30 de dezembro dão conta de que em São Luís de Montes Belos já foram registrados 1.295 casos confirmados de Covid-19. As mulheres aparecem em maior número: 690 foram infectadas pelo vírus. Contra 605 homens. No número de óbitos o quadro é o contrário. 22 homens morreram enquanto que mulheres foram 14 que perderam a vida.
Do total de contaminados 1.215 foram recuperados. Ainda tem 1.130 casos considerados suspeitos. 157 foram descartados. De acordo com o médico Dr. Arthur Alves da Costa, diretor da UTI do HCamp, se não houver uma mudança drástica no comportamento das pessoas em relação aos protocolos de cuidados, a tendência é um aumento considerável nos números já no início do próximo ano.
Ainda, segundo Dr. Arthur, o Hospital de Campanha de São Luís de Montes Belos recebe pacientes de todo o Estado de Goiás. Após a campanha eleitoral, período em que a população se descuidou e se aglomerou mais, a demanda cresceu e deve aumentar mais ainda com as festividades de final de ano, Natal e Ano Novo.
O prefeito de São Luís de Montes Belos Major Eldecírio baixou em agosto desse ano um Decreto definindo normas para o combate ao novo coronavírus no município. No início a população e o comércio até que atendeu às determinações, mas com o passar do tempo a situação ficou mais leve e o cidadão parece ter se descuidado em relação aos cuidados.
Por: Edivaldo do Jornal