Dengue: mosquito “prefere” tipo sanguíneo O e quem acabou de beber

[post-views]

Informação sobre “preferências” do mosquito da dengue são do chefe da unidade técnica do Hemocentro de Brasília

O chefe da unidade técnica do Hemocentro de Brasília, Marcelo Carneiro, gravou um vídeo em que traz informações curiosas sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Ele conta que o Aedes tem “preferência” pelo tipo sanguíneo O e por pessoas que acabaram de beber.

“Alguns estudos sugerem que o mosquito tem uma predileção por pessoas do tipo O. Mas esses mesmos estudos colocam que existem vários outros fatores que também ajudam o mosquito na escolha da sua vítima, que são por exemplo: o odor da pele, associado com a microbiota, com a quantidade de suor, com a própria temperatura da pele, e inclusive se a pessoa tem ingestão recente de bebida alcoólica”, afirma Marcelo.

Dengue em Goiás


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Goiás tem 21.513 casos confirmados de dengue em 2024, o pior cenário desde a década de 1990. Somente nas sete primeiras semanas do ano, a Saúde registrou o equivalente a 31% de tudo que foi registrado em 2023.

No momento atual, Goiás é o 5º estado do país com maior número de casos e mortes. À frente de Goiás, estão Distrito Federal, Acre, Paraná e Espírito Santo. Ao todo, 108 municípios estão em situação de emergência para arboviroses.

Fonte: Mais Goiás

PROPAGANDA
[xyz-ips snippet="galeria"]

Compartilhar