Família conta que o quadro de Maria Leal, de 38 anos, piorou muito em questão de horas. Ela estava internada no Hospital de Campanha de Itumbiara.
A diretora do Hospital Municipal de Vicentinópolis, na região sul de Goiás, morreu, na terça-feira (14), com coronavírus, conforme informação da Secretaria de Saúde do município. Segundo a família, o estado de saúde de Maria Leal, de 38 anos, piorou muito em questão de horas.
“De manhã, ela disse que estava bem, que não estava com dor, só com dificuldade para respirar. Às 15h30 ela veio a óbito. Ela deu embolia pulmonar e não aguentou”, lamentou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Vicentinópolis informou que ela era diretora do hospital há cerca de três anos. Seguindo protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), não houve velório e o corpo da vítima foi sepultado no cemitério municipal.
Evolução da doença
Ao G1, a filha da diretora, Ana Laura Leal, disse que a mãe começou a ter sintomas leves, semelhantes aos de uma gripe, na segunda-feira (6). “Na quinta-feira ela piorou, teve febre direto, só que ela não sentia dor no peito, achou que estava com dengue. No sábado, ela começou a ter falta de ar muito forte. No domingo, ela não conseguia respirar mais”, contou.
Ana Laura disse que a família procurou um pronto-socorro, onde a mãe foi internada no oxigênio. Na manhã da última segunda-feira (14), os médicos informaram que ela precisava de uma UTI. A vaga saiu no mesmo dia, para o HCamp de Itumbiara.
“Chegou lá, ela estava lúcida, conversando com a gente, apenas com falta de ar. Não teve mais febre. Ela passou de uma maca para outra sozinha, estava forte”, recordou.
A filha lembra que chegou a conversar com a mãe por telefone na manhã em que ela morreu e que ela havia contado que estava bem, apenas com falta de ar que dificultava a fala. Horas depois, Maria faleceu.
Segundo Ana Laura, toda a família fez testes para diagnóstico da Covid-19. Todos os resultados foram negativos.
Casos em Goiás
O último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta-feira (16), mostra que o estado tem mais de 40 mil casos confirmados e 1 mil mortes pela Covid-19.
Conforme último boletim divulgado pela SMS de Vicentinópolis, a cidade registrou 23 casos confirmados de coronavírus e duas mortes, até quarta-feira (15).
Fonte: G1/Goiás