Eleições 2020: Major Eldecírio (PDT) é reeleito em São Luís de Montes Belos

Quebrando jejum de vários mandatos, os eleitores de São Luís de Montes Belos reelegeram o atual prefeito do município Major Eldecírio (PDT), nas eleições realizadas nesse domingo, 15. Há muitos anos um prefeito não consegue essa façanha junto ao leitorado monte-belense. Com uma votação expressiva, uma diferença de 2.551 votos que surpreendeu a todos, em especial os adversários, Major Eldecírio venceu nas urnas a ex-prefeita Mércia Tatico (PTB) e o seu colega de farda, Capitão Adão Rodrigues (Patriota).

Eldecírio foi o escolhido por 9.336 eleitores, 53,86%. Mércia Tatico foi a preferida por 6.785 eleitores, 39,14%. Já o candidato Capitão Adão Rodrigues (Patriota) recebeu 1.138 votos, o que representa 6,57%. Na disputa havia outro candidato, o atual vereador Batista da Saúde (PL), porém, nos últimos dias que antecediam as eleições, ele desistiu e declarou apoio à Mércia Tatico.

O resultado dessas eleições contrariara frontalmente as últimas pesquisas, que davam à candidata Mércia Tatico uma vantagem considerável. No entanto, de acordo com análises feitas por políticos experientes do município, alguns fatores ocorridos nos últimos dias da campanha contribuíram para que essa mudança acontecesse.

Dentre os fatos apontados estão três: O primeiro seria a ausência da candidata Mércia Tatico ao último debate realizado em uma emissora de rádio da cidade. No qual o prefeito Major Eldecírio participou sozinho e tomou conta do espaço com uma entrevista individual. Momento em que ele mostrou aos ouvintes e internautas o seu lado emotivo, chorando em vários momentos.

O segundo fato que também pode ter favorecido o candidato Major Eldecírio foi o caso envolvendo a distribuição de kits de alimentos pela Secretaria Municipal de Educação, há poucos dias da eleição. Os alimentos não foram distribuídos e a culpa foi atribuída à candidata Mércia Tatico. Ele foi às redes sociais e em outros lugares e negou que teria sido ela a autora da denúncia feita ao Ministério Público.

O terceiro caso ocorrido e que chamou muito a atenção, em especial do meio religioso, foi um vídeo gravado pelo radialista Erildo Pereira, ao lado da candidata Mércia Tatico, onde ele afirma que Deus poderia tirar a vitória da candidata caso ela tivesse algum envolvimento com a denúncia relacionada à proibição da distribuição dos kits de alimentos.

Na verdade, não houve nenhuma proibição oficial para a distribuição dos alimentos. O que aconteceu de fato foi que o promotor de justiça, da área eleitoral, Deusivone Campelo, esteve pessoalmente na Secretaria de Educação e recomendou que a distribuição não fosse feita, pois ele iria tomar providência porque isso configuraria um crime eleitoral.

Ao contrário das últimas eleições realizadas em São Luís de Montes Belos, os resultados oficiais foram anunciados pelo Cartório Eleitoral com algumas horas de atraso. De acordo com a direção, aconteceu uma pane no sistema que prejudicou a divulgação.

Além do prefeito e vice-prefeito, os eleitores monte-belenses escolheram também nesse domingo os novos vereadores que irão compor a aproxima Câmara Legislativa. Foram eles os eleitos: Professor Erly (Republicanos), Maria dos Anjos (DEM), Bruno Lampião (PSDB), Joaquim Monteiro (PDT), Dulcemar (PSDB), Onilton Vaz (DEM), Junior Guerra (PSDB), Antônio Teodoro (PSDB), Maria José (PSB), Danilo Felício (PDT), Professora Valdirene (PT), Régio do Gás (PL) e Gilmarzin da Telemont (Patriota).

Com exceção dos vereadores Maria José e Gilmarzinho da Telemont, o prefeito Major Eldecírio não deverá ter dificuldades na convivência com a nova Câmara Municipal, uma vez que os vereadores eleitos pelo DEM, PDT e PSDB já fazerem parte da sua base de apoio. Caso Maria José e Gilmarzinho também resolvam apoiar a gestão Major o prefeito poderá ter 100% da casa.

Por: Eduardo Guedes

PROPAGANDA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email