Neste domingo (11) uma tragédia foi registrada em Uberlândia (MG), onde uma família de quatro pessoas foi encontrada morta em um apartamento no bairro Aclamação. A Defesa Civil informou que a causa provável das mortes foi intoxicação por monóxido de carbono, que pode ter vazado de um aquecedor a gás.
As vítimas são dois adultos e duas crianças, cujas idades não foram divulgadas. O apartamento estava localizado no quarto andar de um edifício dentro de um condomínio que conta com outros 15 prédios. Após a descoberta dos corpos, todos os moradores do bloco foram evacuados por precaução.
A situação continua sendo investigada para confirmar a origem do vazamento do gás e garantir que medidas sejam tomadas para evitar futuros incidentes. A Defesa Civil segue no local para assegurar a segurança dos demais moradores e realizar as inspeções necessárias.
Asfixia por monóxido de carbono
O monóxido de carbono, também conhecido como CO, é um gás perigoso devido à sua invisibilidade e ausência de odor. A exposição a esse gás pode causar problemas graves de saúde e, em casos extremos, levar à morte de forma rápida e inesperada.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o monóxido de carbono se liga às moléculas de hemoglobina no sangue, impedindo a circulação e distribuição adequada do oxigênio, que é essencial para a vida humana. Esse processo resulta em uma morte por asfixia.
Fonte: O Hoje