Números inéditos do SOS Estradas mostram que Goiás tem mais de 125 mil motoristas profissionais com exame toxicológico vencido. E que apesar de existir fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do Brasil não estão multando quem dirige embriagado, sob efeito de drogas ou até mesmo quem esteja com o teste toxicológico vencido.
O exame serve para controlar o uso de drogas por motoristas que dirigem veículos pesados em rodovias, mas que também cruzam as cidades, os que transportam muitos passageiros como os de ônibus e em alguns casos até quem transporta criança em vans escolares.
Em Goiás, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 125.174 condutores estão com o exame vencido. Procurado o Detran de Goiás não informou quantas pessoas já foram multadas por não renovar o exame.
O SOS Estradas solicitou junto aos Departamentos Nacionais de Trânsito informações sobre quantos condutores foram multados com a chamada “multa de balcão”, que deve ser aplicada pelos Detrans administrativamente, por não realizar o exame obrigatório para drogas.
As informações solicitadas foram repassadas pelas autarquias dos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.
Somando os estados consultados, eles representam 2.739.891 motoristas com exame vencido em 25 de maio deste ano, o que equivale a 78% do total registrado pela Senatran.
Em Goiás, dados da Senatran indicavam 125.174 condutores com o exame vencido. O SOS Estradas solicitou ao Detran de Goiás quantos motoristas foram notificados com a multa de balcão, mas o órgão não respondeu.
Fonte: Mais Goiás