A brincadeira de guerra com armas de gel é a nova ‘mania’ entre os jovens de muitas cidades do Brasil. Acontece que, muitas das ações, estão assustando moradores de vários bairros na Grande Goiânia. O susto, muitas vezes, é porque muitas pessoas ainda não sabem do que se trata e acabam achando que podem ser arrastões ou brigas de ‘gangues’, por exemplo.
Imagens registradas nas últimas semanas mostram como os jovens atuam na ‘brincadeira’. Eles correm em grupos, uns atrás dos outros, como se realmente estivessem guerreando. Algumas ações acontecem em praças e parques, mas tem alguns grupos indo para as ruas, o que pode causar sérios acidentes entre os próprios integrantes ou até com alguém que esteja passando por perto.
Em uma ocorrência, a Polícia Militar apreendeu diversas armas de bolinhas de gel após denúncias de moradores em Goiânia. As pessoas ligaram para a corporação contando que ficaram com medo após diversos jovens chegarem atirando pelas ruas, de vários carros, alguns até em carrocerias.
Segundo os policiais, uma das ações aconteceu na noite de segunda-feira (9/09), e tem sido frequente nos bairros Boa Vista, Vila Nossa Senhora Aparecida e Urias Magalhães. Os jovens abordados assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por perturbação do sossego.
Brincar com armas de gel é crime?
Segundo o delegado Humberto Teófilo, da Polícia Civil, a ‘brincadeira’ pode acabar caracterizando perturbação do sossego. Nesses casos, os moradores ou quem se sentir perturbado, pode registrar ocorrência.
“É uma contravenção penal. Quem faz isso e perturbação ao sossego público, e a pena é prisão de 15 dias a 3 meses. O que você pode fazer? Pode registrar ocorrência em qualquer delegacia ou na Central de Flagrantes”, disse o delegado.
Diante da correria na brincadeira, alguns acidentes também podem ser causados, principalmente, de trânsito. Imagens chegaram a registrar quando jovens correm por uma rua e um deles é atropelado por um carro.
Fonte: Mais Goiás