Hemocentro inicia coleta de plasma de pessoas curadas da Covid-19 para pesquisa sobre tratamento

Campanha começa nesta segunda-feira (22); saiba quem pode doar.

O Hemocentro de Goiás inicia, nesta segunda-feira (22), a coleta de plasma de pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 e já se recuperaram da doença (veja ao final quem pode doar). O intuito é pesquisar, com base nos anticorpos contra o coronavírus, um tratamento para pacientes em estado mais crítico.

Aquelas pessoas que já se recuperaram da Covid-19 e não apresentam mais qualquer tipo de sintoma, poderão entrar em contato com o Hemocentro Coordenador, em Goiânia, para se informar se estão aptas à doação de sangue, de onde será extraído o plasma convalescente, isto é, o plasma com anticorpos para a doença. O contato pode ser feito pelo telefone 3201-4101 ou pelo e-mail plasma.hemocentro@idtech.org.br.

Segundo a diretora-médica do Hemocentro de Goiás, Alexandra Vilela Gonçalves, o uso do plasma será estudado e, posteriormente, poderá ser utilizado em pacientes internados com estado de saúde considerado de moderado a grave.

“Se o paciente estiver internado e já apresentar queda da saturação de oxigênio, por exemplo, se a concentração de oxigênio dele cair abaixo de 93%, já mostra que ele está tendo uma evolução mais grave. A partir daí, ele já é um paciente candidato a receber o plasma convalescente”, explica.

Para Alexandra, a pesquisa pode gerar resultados até para outros tratamentos no futuro. “Isso vai ser, inclusive, importante para o futuro. Se o plasma convalescente for realmente eficaz na Covid-19, ele pode também ser eficaz contra outras formas de infecção”, afirma.

Quem pode doar:

  • Idade entre 18 e 60 anos
  • Peso igual ou acima de 65kg
  • Ter testado positivo para a Covid-19
  • Sem sintomas há mais de 14 dias
  • Mulheres: não podem ter tido nenhuma gestação

Coleta de plasma no Hemocentro:

Início: 22 de junho
Endereço: Av. Anhanguera, Setor Coimbra, Goiânia
Telefone: 3201-4101
E-mail: plasma.hemocentro@idtech.org.br

Fonte: G1 Goiás

PROPAGANDA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email