Atual recorde está com venezuelano, de 115 anos. Andrelino Vieira da Silva viralizou na internet após ganhar um bolo temático com uma placa ironizando: ‘O Terror do INSS’.
O aposentado Andrelino Vieira da Silva, que ficou conhecido após viralizar na internet como “Terror do INSS”, completou 123 anos em fevereiro, em Aparecida de Goiânia. Pelas redes, não é difícil encontrar pessoas se questionando se o idoso é ou não o homem mais velho do mundo. Pensando nisso, o g1 te explica o motivo de ele não ser (entenda abaixo).
Segundo informações do site do Guinness World Records, que compila os mais variados tipos de recordes do mundo todo, a pessoa mais velha de todos os tempos foi a francesa Jeanne Louise Calment. Ela nasceu em 21 de fevereiro de 1875 e viveu um total de 122 anos e 164 dias.
Mas, desde maio de 2022, o recorde de homem mais velho do mundo vivo está com o venezuelano Juan Vicente Pérez, que nasceu em 27 de maio de 1909 e tem, atualmente, 115 anos.
Andrelino nasceu no dia 3 de fevereiro de 1901, em Firminópolis. Caso o Guinness checasse a história dele, seria possível que ele fosse considerado o homem mais velho do mundo e, ainda, quebrar o recorde de pessoa mais velha de todos os tempos. Porém, a neta de Andrelino explicou ao g1 a família do aposentado não tem interesse em procurar o Guinness para fazer com que o avô concorra aos títulos.
Em nota, o Guinness explicou que só contabiliza recordes de pessoas e/ou famílias que os procuram e que, nesse caso, o goiano não será considerado para o livro dos recordes porque a família não tem esse interesse.
“O Sr. Vieira da Silva e sua família podem enviar uma inscrição em nosso site ou entrar em contato conosco diretamente. Se, pelo contrário, não estiverem interessados nisso, respeitamos a sua decisão”, disse a empresa no comunicado.
O Guinness também explicou que recebe muitas inscrições de indivíduos que afirmam ser a pessoa viva mais velha do mundo e que cada registro tem um conjunto personalizado de regras e requisitos de evidência, para que todos tentem quebrar o recorde nas mesmas condições e possam provar sua conquista sem qualquer dúvida.
Reconhecido na rua
O aposentado foi casado e teve sete filhos, sendo que cinco estão vivos. Além disso, ele tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.
Em 2022, durante a comemoração de 121 anos, Andrelino ganhou um bolo temático com uma placa ironizando: “O terror do INSS”. A foto viralizou na internet e, com isso, a neta diz que Andrelino passou a ser reconhecido na rua e até receber pedidos para tirar fotos.
“Dependendo do lugar, o pessoal até reconhece ele. Alguns pedem para tirar foto e ele tira. Quando a gente fala, ele diz para a gente: ‘Vocês inventam cada coisa’”, disse a neta.
Íntegra nota do Guinness
O Guinness World Records recebe muitas inscrições de indivíduos que afirmam ser a pessoa viva mais velha (homem ou mulher). Cada registro tem um conjunto personalizado de regras e requisitos de evidência para que todos tentem o registro nas mesmas condições e possam provar sua conquista sem qualquer dúvida. A maioria das tentativas de registro são verificadas reunindo essas evidências e enviando-as para análise pela Equipe de Gerenciamento de Registros.
Para títulos relacionados à idade, as diretrizes incluem solicitações de documentos emitidos pelo governo e outras provas para fundamentar a reivindicação. Informações exatas sobre estas diretrizes estão disponíveis apenas para os requerentes e/ou representantes legais dos mesmos. As evidências para a categoria de pessoa mais velha são examinadas pelo Consultor Sênior de Gerontologia do Guinness World Records, Robert Young e pelo Grupo de Pesquisa em Gerontologia.
O Sr. Vieira da Silva e sua família podem enviar uma inscrição em nosso site ou entrar em contato conosco diretamente. Se, pelo contrário, não estiverem interessados nisso, respeitamos a sua decisão.
Fonte: G1/Goiás