Moradores de São Luís de Montes Belos imploram por água

Presidente da Saneago vem à São Luís de Montes Belos e promete resolver o problema que se arrasta há décadas

Há praticamente uma semana sem água em suas torneiras, moradores da maioria dos bairros de São Luís de Montes Belos vão ao desespero na espera pela solução do problema. A cidade nunca passou por situação igual. Com a drástica redução das chuvas nesse ano e a falta de investimentos da Saneago em novas captações, os reservatórios da empresa não dão conta de atender a demanda que tem crescido muito nos últimos anos.

Há alguns dias a Saneago tenta amenizar a situação utilizando caminhões pipa para transportar água do Ribeirão Santa Rosa para a estação de tratamento da empresa, mas a tentativa tem sido em vão por conta do número insuficiente de caminhões. Pressionada pela população, a prefeitura entrou no caso contratando dois caminhões e auxiliando a empresa que presta serviços para a Saneago, na contratação de motoristas.

De acordo com o vice-prefeito Júnior da Receita, representantes desta empresa estiveram em São Luís de Montes Belos nesta sexta-feira, 24, e contrataram quatro motoristas, indicados pela prefeitura, para conduzirem caminhões da empresa que deverão ajudar no transporte de água.

Cenas inusitadas e de forte impacto foram registradas nesta sexta-feira, 24, no Setor Vila Mutirão. Após constatar que a vazão de um poço artesiano construído no Setor, era insuficiente para atender a demanda dos moradores, o vice-prefeito decidiu levar água em um caminhão pipa para os moradores do bairro. Em segundos uma enorme fila se formou. Ouça abaixo a fala de Júnior da Receita sobre o caso.

A população de São Luís de Montes Belos enfrenta o problema há muitos anos. De lá para cá inúmeras promessas de resolver a situação foram feitas, mas sempre em vão. No início dessa semana o presidente da Saneago Ricardo Soavinski (fo D), esteve na cidade e mais uma vez a promessa foi feita. Segundo ele, no próximo mês de outubro será realizada a licitação para a contratação de uma empresa para a construção de um novo sistema de captação de água para atender a população.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal e contou com as presenças do prefeito Eldecírio da Silva, do vice-prefeito Júnior da Receita, vereadores e de representantes do setor imobiliário. Segmento que sempre é apontado por algumas pessoas responsável pelo aumento na demanda por água na cidade. Alguns desses representantes falaram com essa reportagem sobre a reunião e a avaliação que eles fazem.

“Acho que foi bastante positiva, pois o poder público municipal foi bem claro quanto a exigência do cumprimento do contrato da Saneago junto ao município, e a Saneago também, representada pelo seu presidente, se comprometeu a resolver de vez o problema da água em no máximo até setembro de 2022. Então, portanto, estou bastante otimista quanto à solução do problema, só nos resta aguardar se realmente irá acontecer do jeito que foi acordado”, disse o empresário Edival José Pereira.

O ex-vereador e agora corretor de imóveis Elieder Barbosa não ficou muito satisfeito com o resultado da reunião. Segundo ele, essa discussão tem que sair do campo político e seguir para a prática. Ouça abaixo a fala dele.

O prefeito Eldecírio da Silva endureceu o discurso ao se referir a atuação da Saneago relacionada ao problema de São Luís de Montes Belos. Veja no vídeo abaixo.

Já o vice-prefeito Júnior da Receita, além de cobrar a solução definitiva para o problema do abastecimento de água no município, que se arrasta há anos, fez uma leitura das obrigações da empresa, de acordo com o contrato de concessão de exploração de água e esgoto, assinado em 2012, por mais 30 anos, e relacionou os investimentos que a Saneago já deveria ter realizado. Confira no vídeo abaixo.

O presidente da Câmara Municipal Joaquim Monteiro foi incisivo na fala e deu um aviso ao presidente da Saneago ao afirmar que os vereadores vão apoiar o prefeito numa solução do problema por meio jurídico, no sentido de o município romper o contrato com a empresa. Eja no vídeo abaixo.

Esta reportagem não conseguiu registrar a fala do presidente da Saneago pelo fato de acontecer um imprevisto justamente no momento em que ele começaria a falar sobre aos presentes.

Por: Edivaldo do Jornal

PROPAGANDA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email