Acompanhados por policiais militares, promotores do Ministério Público Estadual (MP-GO) cumprem, na manhã desta quarta-feira (7/8), 29 mandados de busca e apreensão em quatro cidades de Goiás, e em Palmas, no Tocantins. A ação tem como propósito colher provas contra um grupo que teria fraudado licitações para a execução de obras em Senador Canedo, cidade que fica na região metropolitana da capital. Os casos aconteceram entre 2017 e 2020. Ex-prefeito da cidade e pré-candidato ao cargo, Divino Lemes (PSDB), é um dos alvos.
Os alvos do MP foram identificados depois de uma operação realizada em junho de 2021, em Nerópolis, a qual encontrou indícios que uma organização fraudou licitações e contratos administrativos naquele município. Alguns dos investigados naquela época, segundo o MP, realizaram o mesmo esquema criminoso, mas de forma ainda mais ampla, em Senador Canedo.
Os indícios já colhidos apontam que além de fraudar procedimentos licitatórios, simulando uma concorrência entre eles mesmos, os investigados também teriam superfaturado algumas obras, e não concluíram outros empreendimentos conforme estabelecido em contrato. Funcionários comissionados que ocupavam cargos relevantes em Senador Canedo, ainda conforme a denúncia do MP, estariam envolvidos nestas fraudes e seriam donos de algumas empresas registradas em nomes de “laranjas”, as quais teriam sido contratadas para a execução dos serviços.
Além dos mandados de busca e apreensão, o MP conseguiu, junto ao Poder Judiciário, o bloqueio de R$ 23.328.549,35, nas contas dos investigados. Ao final do inquérito, eles poderão responder por organização criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação, contratação indireta indevida, falsidades ideológicas e materiais, corrupções ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Ex-prefeito Divino Lemes é um dos alvos da operação
Apesar do MP não divulgar os nomes dos investigados, uma imagem que circulou em grupos de WhatsApp na manhã de hoje mostra que um dos mandados foi cumprido na casa do ex prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, que é candidato novamente este ano.
Além de Senador Canedo, os outros mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Goiânia, Anápolis, Águas Lindas de Goiás e Palmas. Um total de 27 promotores participam do trabalho.
Fonte: Mais Goiás