Os números divulgados neste domingo pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís de Montes Belos divergiram dos que foram apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde e assustaram que teve acesso a eles pelas redes sociais e pelo site oficial da SES. A diferença na quantidade de casos confirmados e de notificados foi o que gerou toda a polêmica.
Nas informações passadas pelo município o número de caso notificados é de 58, enquanto o número repassado pelo Estado é de 60 pessoas notificadas. O que causou mais alarde foi o de casos confirmados. Para o município são duas pessoas confirmadas com o vírus da COVID-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde são três os casos confirmados.
Os casos suspeitos também chamaram a atenção. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde são apenas 9 casos considerados suspeitos, mas para a Saúde Estadual são 20 pessoas que aguardam os resultados de exames. Uma diferença de mais de 100%. Os números levantaram uma enorme interrogação e uma pergunta que não se cala: Quem está mentindo?
Nas redes sociais o caso gerou polêmicas e assustou muitas pessoas. “Alguém está mentido. Estão brincando com a nossa saúde”, disse Antonia Luz. “Isso só pode ser uma piada de muito mal gosto. Cadê os profissionais da saúde de São Luís que deveriam observar isso”, cobra Renato Aguiar. “Bem que eu desconfiava. Tava muito bom pra ser verdade. Estão escondendo a verdade”, disse Adriana Oliveira.
A secretária municipal de Dra. Adriana Papel Dib foi procurada pela reportagem, mas não retornou ao contato, para comentar e justificar a diferença dos números. A assessoria de imprensa da prefeitura confirma que o erro foi cometido pela Secretaria Municipal de Saúde.
“A paciente mora em Brasília, mas o endereço do cartão SUS é de São Luís de Montes Belos, a Rosângela já retirou do sistema e o Estado deve ser atualizado, e esse caso vai sair”, afirmou o radialista Renato Borges, que também é assessor de imprensa da prefeitura de São Luís de Montes Belos.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informa que os números divulgados diariamente pela SES são atualizados por fontes fidedignas, entre elas as secretarias municipais de saúde. Sobre o caso de São Luís de Montes Belos o órgão não quis entrar no mérito.
Por: Edivaldo do Jornal