Oficialmente São Luís de Montes Belos passa a sediar duas importantes regionais das polícias estaduais

[post-views]

Com a publicação do Decreto nº 9.776 de 30 de dezembro de 2020, que altera parte do Decreto nº 8.437 de 21 de agosto de 2015, o Governo do Estado de Goiás realiza oficialmente a transferência da cidade de Iporá para São Luís de Montes Belos das Regionais, da Polícia Civil e do 7º Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Goiás (CRPM-GO).

As transferências mexem com os bastidores da política das duas cidades. Em Iporá a pauta dos assuntos é a de que seria questão pessoal entre o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Naçoitan Leite. Já em São Luís de Montes Belos o clima é de euforia e de disputa pois todos os aliados do governo, politicamente, querem o ser o pai da criança.

Na verdade, até o momento ninguém veio à público esclarecer para a população o que Iporá perde e o que São Luís de Montes Belos ganha com a situação. A regional da Polícia Civil continuará no comando do delegado regional Tiago Junqueira e o comando do 7º CRPM-GO também continua com o mesmo comandante, Coronel Jackson Luzo.

Através da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o governo do Estado divulgou uma nota falando sobre os motivos o que levou a decidir pelas transferências. Leia abaixo.

“O funcionamento da sede do 7º Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Goiás e da 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil do Estado de Goiás no município de São Luís de Montes Belos foi definido por quesitos técnicos, como adotados por outros órgãos como Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Agrodefesa, que possuem unidades no local. O município em questão é, operacionalmente e administrativamente, mais viável por possuir localidade estratégica em relação às áreas circunscricionais aos quais atendem.

 

A mudança de delegacias e comando regionais de uma cidade para outra não altera a política de segurança pública que vem sendo colocada em prática em Goiás. Nenhum município está ou ficará desamparado. 

 

Desde a posse da atual gestão, todas as decisões são tomadas tendo por base uma única vertente: razões técnicas e estratégicas. O combate à criminalidade acontece de forma igualitária nos 246 municípios goianos.

 

Infelizmente, nos mandatos anteriores, o interesse político norteou as ações em segurança pública. Uma bomba-relógio foi armada a partir da combinação de irresponsabilidade com populismo. Essa realidade mudou em Goiás. São, portanto, inaceitáveis os argumentos utilizados pelo prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, a propósito das adaptações em curso.

 

O atual Governo do Estado respeita e concede total liberdade, dentro dos parâmetros legais, para que as forças de segurança possam agir. Os resultados são visíveis para todos os cidadãos, com a queda expressiva, durante 24 meses consecutivos, dos índices de criminalidade. O trabalho é diuturno para que seja durável a paz social”, Secretaria de Estado de Segurança Pública.

O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, foi procurado por esta reportagem para falar sobre o assunto, mas não retornou ao nosso contato. O gestor de São Luís de Montes Belos Major Eldecírio não fala com o Jornal A Voz do Povo. O vice-prefeito Júnior da Receita, que faz parte da base caiadista no município e que é mais democrático com a imprensa livre, não foi localizado pela reportagem. O espaço fica aberto.

Por: Edivaldo do Jornal

PROPAGANDA
[xyz-ips snippet="galeria"]

Compartilhar