Contas de prefeituras de Mato Grosso estão entre os alvos dos criminosos, que com a participação de hackers desviavam dinheiro de transações online após invasão ao sistema bancário da Caixa Econômica.
A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (16) 28 mandados, sendo 11 de prisão 17 de busca e apreensão, no DF e mais cinco estados. A ação, coordenada pela polícia do Mato Grosso, mira uma organização criminosa suspeita de cometer fraudes bancárias via internet. Prefeituras estavam entre os alvos da quadrilha que desviava dinheiro das contas mantidas na Caixa Econômica Federal.
De acordo com a investigação, o grupo teria causado prejuízos superiores a R$ 18 milhões. Em Pontes e Lacerda o desvio foi de cerca de R$ 2 milhões. Em alguns municípios, o furto dos recursos públicos provocou atrasos nos salários de funcionários e no pagamento de fornecedores.
Ainda de acordo com a polícia a organização tinha integrantes espalhados em várias partes do país e contava com a participação de hackers e de funcionários de empresas de telefonia.
Os alvos da polícia nesta quarta são do DF, Goiás, Pará, São Paulo, Maranhão e Bahia. A identidade deles não foi revelada até a última atualização desta reportagem. Os responsáveis vão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático mediante fraude e furto qualificado.
Em São Paulo, a PF cumpre dois mandatos de prisão e outro de busca e apreensão. A ação ocorre na capital e em Praia Grande e Cubatão, na Baixada Santista.
Fonte:G1/Goiás.