Policiais, bombeiros, guardas e agentes de trânsito se unem em doação de sangue coletiva para o Hospital Araújo Jorge, em Goiânia

Ação tem o objetivo de incentivar e facilitar a doação de sangue no hospital, que devido à pandemia do novo coronavírus, registrou queda de 30% no número de doações.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o banco de sangue do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, registrou queda de 30% no número médio de doares, segundo informou o hospital. Por conta disso, policiais, bombeiros, guardas e agentes de trânsito se uniram na manhã desta quinta-feira (18) em uma doação coletiva.

A ação faz parte da campanha ‘Ligados pelo Amor’ que tem o objetivo de incentivar e facilitar a doação de sangue durante o mês de junho. De acordo com a biomédica Aline Fernanda, o recuo nas doações afeta diretamente os pacientes oncológicos, que por conta do tratamento, precisam de sangue diariamente.

“Das 160 pessoas atualmente internadas na unidade, cerca de 45 faz uso diário do sangue armazenado no hospital. Só no setor de hematologia, por exemplo, 90% dos paciente precisam, em algum momento, de transfusão sanguínea”, explicou.

Para garantir a segurança dos doadores durante a pandemia, o banco de sangue do hospital tomou algumas medidas de segurança. Os atendimentos estão sendo feitos por meio de agendamentos, com uma distância segura entre os doadores que também passam por uma rigorosa triagem.

“Durante a entrevista que antecede a doação de sangue, avaliamos o estado de saúde do doador, visando à proteção de sua saúde e da saúde do receptor. Desde os primeiros casos de Covid-19, estamos investigando também qualquer sintoma relacionado ao novo coronavírus”, garante Aline.

O banco de sangue do Hospital Araújo Jorge fica na Rua 239, Nº 181, Setor Leste, em Goiânia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. E os agendamentos podem ser feitos pelo (62) 3243-7031.

Quem pode doar?

O hospital afirma que a pessoa precisa estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos uma doação até essa idade.

Fonte: G1 Goiás

PROPAGANDA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email