A Polícia Militar, juntamente com a Polícia Civil), deflagrou na noite dessa quarta-feira, 8, uma operação para apreender oito veículos adulterados que estavam circulando em São Luís de Montes Belos. Na ação, todos os envolvidos foram presos.
Segundo a PM, após tomar conhecimento de que no município teria um veículo Jeep Compass que poderia ser produto de adulteração, o serviço de inteligência do 43º BPM deu início ao levantamento das informações a fim de verificar a procedência do fato.
De acordo com a corporação, na segunda-feira, 6, em contato com equipes da PM2, foi constatado que um indivíduo de São Luís de Montes Belos teria tentado vender um veículo com as mesmas características a um terceiro de Goiânia por um valor bem abaixo de mercado.
Com a nova informação foi possível chegar ao indivíduo que estaria de posse do veículo Jeep Compass. Uma vez identificado e abordado, foi constatada a veracidade da informação recebida, pois o veículo apresentava diversos sinais de possível adulteração como alteração da peça de chassi, remarcação de motor, vidros, alteração de placa, bem como foi constatado que a cédula do CRLV era produto de furto no Estado do Mato Grosso.
Ainda durante a abordagem, foi identificado que, além do Jeep Compass, o abordado possuía também uma SW4. Realizada consulta e identificação veicular, constatou-se também algumas características de adulteração semelhantes a do Jeep Compass, como remarcação de Chassi, vidros, alteração das placas, dentre outros.
Conforme informações da PM, diante dos novos fatos foi possível perceber que não se tratava de um fato isolado, mas sim de uma organização criminosa que poderia ter feito várias pessoas em São Luís de Montes Belos e região de vítimas, uma vez que estariam vendendo veículos produto de furto/roubo a terceiros após realizarem adulterações e com valores bem abaixo de mercado.
Com a apreensão dos dois veículos, chegou a conhecimento da polícia que teriam outros veículos na mesma situação. Fato que foi confirmado após levantamento de informações que levou a apreensão, além dos dois veículos já citados, de mais 04 veículos na cidade de São Luís de Montes Belos, 1 veículo em Aurilândia e 1 veículo em Goiânia, totalizando até o momento 8 veículos apreendidos.
Diante das constatações, juntamente com a Policia Civil, foi possível identificar e localizar todos os envolvidos bem como todos os veículos citados. Segue diligências por parte das autoridades competentes na tentativa de localizar outros envolvidos bem como demais veículos que possam estar na mesma situação.
“Ressalta-se a dificuldade de constatação de tais crimes mesmos para os agentes do Estado devido a perfeição com que eram feitas as alterações onde todos veículos possuem documentos em dia, chassi, motor e vidros de acordo com documentação, necessitando de uma técnica mais apurada para conseguir identificar as irregularidades”, diz a PM.
A PM faz alerta para quem compra veículos suspeitos. “Fica um alerta a toda população, ao adquirir veículos com procedência duvidosa como valores abaixo do mercado, desconhecer o vendedor e sempre realizar uma vistoria, consulta ao próprio Detran-GO antes de qualquer compra na busca de constatar algum tipo de irregularidade no veículo e em caso de dúvida sempre entrar em contato com as forças policiais”, finaliza.
Por: Eduardo Marques