Prefeitura de Jaraguá faz vídeo polêmico de conscientização contra a Covid-19 abrindo covas em cemitério

Nas redes sociais, campanha dividiu opiniões de moradores. Alguns consideraram o vídeo desrespeitoso e outros um choque de realidade necessário. Município disse que está sendo transparente diante do aumento de mortes.

A Prefeitura de Jaraguá, a cerca de 120 km da capital, causou polêmica ao publicar um vídeo nas redes sociais de uma máquina abrindo covas no cemitério da cidade para conscientizar a população contra a Covid-19. A campanha, divulgada no sábado (20), dividiu opiniões e recebeu críticas de moradores que consideraram o conteúdo “desrespeitoso” e “doloroso”.

O vídeo começa com a seguinte narração: “Devido à falta de conscientização de uma parte da população, os números da Covid-19 seguem em alta em nosso município. Por isso, para suprir o aumento do número de óbitos, está sendo necessária a abertura de novas covas no Cemitério Parque da Serra. Nossa rede de saúde está sufocando e precisa da sua conscientização”, diz um trecho.

Em nota, a Prefeitura de Jaraguá disse, às 11h24 desta segunda-feira (22), que tem realizado campanhas de conscientização para que a população cumpra as medidas de segurança e que, em uma dessas campanhas, mostrou, “com clareza, a realidade da saúde pública municipal”.

De acordo com a prefeitura, há mais de um mês, Jaraguá segue com 100% de ocupação de leitos de UTI e um crescimento no número de óbitos. Só neste mês de fevereiro, o município confirmou mais de 700 casos da doença e 26 mortes por Covid-19.

Críticas e elogios

Nas redes sociais da prefeitura, críticas e elogios à campanha institucional. Nos comentários, uma moradora escreveu:

“Acho isso uma falta de respeito com a sociedade, doloroso, todo mundo sofrendo com esse vírus e vocês fazem uma coisa dessa, isso abala o psicológico das pessoas”.

Outra moradora também criticou o vídeo: “Como vocês têm coragem de fazer uma postagem dessa? Que isso, o mundo está perdido mesmo, Jaraguá está perdido. Estão sem noção demais. Não tem nada para postar, deixe quieto”.

No entanto, alguns moradores elogiaram a iniciativa. “Acho doloroso também, mas só assim para ver se o povo se conscientiza, os mais culpados disso tudo são as pessoas sem consciência, que não seguem o isolamento”, comentou outra moradora da cidade.

“Às vezes assim a população acorda pra vida, não custa evitar aglomerações, a vida é uma só, não vale a pena arriscar”, escreveu um morador.

Outra moradora disse que, apesar de triste, o vídeo é uma tentativa extrema de alerta, já que as outras tentativas não funcionaram.

“É triste ver esse vídeo, até porque não sabemos quem vai com esse maldito vírus ou quem fica. Porém, tenho que concordar com o vídeo. Até porque já tentaram de todas as formas conscientizar as pessoas, mas a maioria está brincando, ninguém respeita. Então, talvez, essa seja uma forma de as pessoas colocarem a mão na consciência”, escreveu.

 

 

Fonte: G1/Goiás

PROPAGANDA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email