Redemoinho de poeira ‘engole’ salão de eventos em Caldas Novas

[post-views]

Apesar do susto, ninguém se feriu. O dono do salão disse que ainda não calculou os prejuízos deixados pelo redemoinho.

Um redemoinho de poeira causou um susto em um salão de festas e eventos em Caldas Novas, no sul de Goiás, nesta quinta-feira (1º). Câmeras de segurança registraram quando o fenômeno se forma no meio de uma avenida, depois atravessa a rua e entra no estabelecimento.

Apesar do susto, ninguém se feriu. O dono do salão, Luciano Pereira, de 41 anos, disse que ainda não calculou os prejuízos deixados pelo redemoinho.

“O vento foi tão forte que derrubou uma pilha com 400 cadeiras de ferro. Elas estavam encostadas na parede. Nunca tinha visto um redemoinho tão forte em Caldas Novas”, detalhou Pereira.

Pelas imagens é possível perceber que o redemoinho atravessa o prédio onde está o salão de festas. Uma câmera interna registrou a força do vento derrubando um painel que estava dentro da loja. Ele cai e ainda derruba outras mobílias no local.

O diretor de climatologia do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que a formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido.

“Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‘turbilhão de poeira’. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura sendo a sua duração de poucos segundos ou minutos”, esclarece Amorim.

Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, conforme elucida Amorim.

Fonte: G1/Goiás.

PROPAGANDA
[xyz-ips snippet="galeria"]

Compartilhar