O município de Rio Verde poderá adotar lockdown, isto é, o confinamento total e obrigatório da população, caso o índice de isolamento social continue abaixo de 55% nos próximos 14 dias, atualmente o índice é de 34%. Possibilidade foi anunciada pelo prefeito Paulo do Vale nesta segunda-feira (8), após testes aplicados em massa detectarem mais de 600 infectados por coronavírus em indústrias do município.
Para o gestor, a situação na cidade é preocupante. Ele explica que, caso o isolamento social não seja cumprido, Rio Verde poderá ter até 10 mil casos positivos de covid-19. Por este motivo, a flexibilização do comércio decretada no dia 27 de abril foi revogada. Atividades não essenciais à vida foram novamente proibidas em decreto válido a partir desta segunda-feira (8).
“Esse é o momento que as pessoas têm que ficar em casa. Pode ser que amanhã ou depois precisem de respiradores, por exemplo, e não tenhamos por conta do aumento de contaminações. A população precisa entender que a melhor forma de prevenir é o isolamento. Então peço encarecidamente que as pessoas fiquem em casa”, pediu.
Conforme explicou ele, o novo decreto recomenda o confinamento total. No entanto, se o índice de isolamento não subir para 55%, o município vai adotar o lockdown e o isolamento será obrigatório. “Tivemos que fechar o comércio novamente para que as pessoas fiquem em casa. A entrada em hotéis foi reduzida para 30%. A fiscalização quanto à barreira sanitária e regramento dos protocolos de higiene serão intensificadas”, afirmou.
Infectados nas ruas
O prefeito comunicou também que há informações de pessoas infectadas com o coronavírus e que permanecem nas ruas de Rio Verde. Segundo ele, a prefeitura já acionou o Ministério Público para determinar que os contaminados cumpram o isolamento.
“Isso é crime. Se você testou positivo fique em casa. As pessoas ficando em casa o vírus não irá transitar na cidade. É preciso ter consciência. Temos que preservar vidas”, destacou.
Testes em massa
Segundo o prefeito, mais de 10 mil exames do tipo RT-PCR foram realizados em seis indústrias da cidade desde a última sexta-feira (5). Os testes, que podem ser feitos a partir do 1º dia dos sintomas, detectaram mais de 600 pessoas infectadas pelo coronavírus.
A maioria dos registros foi feita na Brasil Foods (BRF) Rio Verde. Ao todo, 283 colaboradores da indústria estão contaminados. Outras indústrias também realizaram os testes, mas os resultados não foram divulgados, pois boa parte ainda não ficou pronta. Porém, conforme Paulo do Vale, o índice de pessoas contaminadas nestas indústrias é bem menor do que na BRF.
Paulo do Vale disse, ainda, que fez um apelo ao Ministério da Saúde para a disponibilização de respiradores para o município. “Hoje nossa rede pública é capaz de atender 5 mil pessoas com a covid-19. Estamos trabalhando para garantir mais respiradores. Já solicitei a aparelhagem e vou reforçar isso com o Governo Federal”.
Fonte: Mais Goiás