No início da tarde deste domingo, 30, São Luís de Montes Belos por muito pouco não foi palco de uma tragédia sem precedentes. Alguém, de forma irresponsável, ateou fogo numa pastagem nas imediações de um abrigo de animais, mantido pela Associação Monte-belense de Proteção Animal (AMPA), no Setor Vila Quininha. Veja imagens.
Posted by Ampa Slmb on Sunday, August 30, 2020
Não fosse a ação rápida de pessoas ligadas à Associação, voluntários e de equipes do Corpo de Bombeiros no sentido de proteger o galpão que abriga dezenas de cães, o pior poderia ter acontecido. As chamas destruíram tudo que havia ao redor. Graças ao emprenho de todos os animais estão bem. Veja mais imagens.
Posted by Ampa Slmb on Sunday, August 30, 2020
Não está descartada a possibilidade de que o incêndio foi provocado de forma criminosa. Isso porque existem pessoas na região que não apoiam a existência do abrigo, que é provisório, naquele local. O caso deverá ser levado à Polícia Civil pela direção da entidade. Outras imagens mostram a gravidade do incêndio.
Posted by Ampa Slmb on Sunday, August 30, 2020
A informação sobre o caso chegou às redes sociais e causou revolta e indignação. Confira abaixo alguns dos comentários relacionados, postados na página do Facebook da AMPA.
“Hoje já acordamos com uma notícia muito triste alguém colocou fogo no abrigo
E para nossa tristeza tudo que estava em volta queimou. Os animais ficaram super assustados tivemos que entrar dentro dos buracos para socorrer eles, jogamos água com baldes, mangueira, bombeiros tbm foram, e aos poucos o fogo tomou conta de tudo e a fumaça subiu, os animais inalaram muito fumaça e ficaram muitos assustados. Como pode um ser humano, fazer isso!?”, AMPA.
Aparecida Hekena “Quanta maldade se não ajuda a cuidar pra que isso? Os animais são inocentes. Mas pra Deus ele viu tudo”.
Valéria Brito Vasconcelos “Deve ser um desocupado invejoso, nem gente é isso. Me perdoem, mas os animais são mais úteis do que certos tipos. Vai trabalhar e seu inútil “.
Aures Fernandes “Meu Deus, como pode fazer uma coisa dessa? Tomara que a polícia possa dar uma resposta logo, pois isso é muito grave”.
Mariele Alves “Moro perto da Escola Espaço Ativo e realmente é muito triste ver isso acontecer, tudo queimado, sem contar a fumaça q está aqui. Que o culpado seja achado e punido. Pq isso é uma covardia com os animais e com a população”.
Elisvania Joaquina “Anem… Fico chateada com essas coisas, além de n ter gente que ajuda ainda tem gente que estrova”.
Cicera Araujo “Q raiva desses vagabundos, só quem não tem o q fazer q tem essa capacidade, mas isso é pq não tem punição, se tivesse não fariam isso”.
Neusa Fernando “Pra ajudar são poucos, mas pra fazer o mal são muitos. Esses muitos são vagabundos, são uns moleques, são uns desavisados, deviam jogar álcool por fogo neles também”.
Olga Mendes “Pode ter certeza se fosse um ser humano não teria feito essa covardia, se não pode ajudar pra que fazer isso com os animais? Lógico q nem precisa saber quem fez isso, pq não vai ter justiça mesmo, é uma covardia muito grande, uns ajudam e outros destrói tudo. Cadê as autoridades de São Luís?”.
Juliana Tavares “Quanta maldade, ajuda é pouca, mas para fazer maldade aparece os satanás de todos os lados. Fazer uma doação, ir ajudar na limpeza do abrigo e etc, não ajudam, mas ir lá e colocar fogo vão. Plmds. Espero do fundo do coração que pague bem caro por essa maldade!”.
Ricardo Martins da Costa “Uma questão de caráter… fico com pena de toda a humanidade…. ainda precisa de muita evolução… uma pessoa que é capaz de destruir… merece de todos muita oração, pois é uma pessoa desprovida de valores humanos, de caráter, de sentimentos… que a luz de Deus proteja a todos nós… e que esteja sempre abençoando a todos nesta tarefa tão amorosa… Salve os animais…”.
Esta reportagem tentou falar sobre o caso com o presidente da AMPA, João Luiz Souza, mas não foi possível. Ele não estava bem de saúde, pois havia inalado muita fumaça. Ele foi uma das pessoas enfrentaram o fogo combatendo as chamas. Ele indicou uma pessoa ligada à entidade para falar com A Voz do Povo, mas infelizmente ela não foi localizada.
Por: Edivaldo do Jornal