Os resultados dos exames relacionados ao idoso Ozibra abadio da Silva, de 80 anos, que esteve no Distrito de Silvolândia, município de São Luís de Montes Belos, no fim de semana anterior, que faleceu dias depois com a suspeita de COVID-19, deram negativos para o vírus. Familiares do idoso, que era muito bem quisto na comunidade, ficaram indignados com a informação que circulou nesse sentido durante a semana.
A suspeita da morte pela COVID-19 se deu pelo fato de a declaração de óbito emitida pelo hospital onde o idoso faleceu, em Trindade, atestar que poderia ter sido pelo vírus. Errado ou certo esse é o protocolo determinado pelos órgãos de saúde, em casos como este. Em seguida, circulou em Silvolândia um áudio de um pastor relatando a mesma informação e pedindo orações para familiares do senhor Ozibra.
Com a circulação do áudio criou-se um clima de apreensão entre os moradores de Silvolândia e todos queriam uma resposta das autoridades de saúde do município. Segundo a secretária de saúde do município Adriana Papel Dib, uma equipe esteve no Distrito para averiguar a situação e adotar os devidos procedimentos. De acordo com ela, os familiares se recusaram a assinar um termo de isolamento. Informação desmentida pela sobrinha do idoso, Edilamar Teodoro Santana.
Edilamar afirma que ninguém propôs a ela e a nenhuma outra pessoa da família a assinar qualquer documento. Ela conta ainda que a família ficou abalada com a situação. Ouça o que ela disse ao Jornal A Voz do Povo:
A verdadeira causa da morte do senhor Ozibra abadio da Silva foi enfarto. De acordo com a família, ele enfartou por duas vezes e na segunda ele não resistiu e veio a óbito. O resultado negativo para COVID-19 foi um alívio para os familiares e amigos, pois eles não acreditavam que o ente tão querido havia sido mais uma vítima do vírus tão letal.
Segue abaixo cópia do resultado dos exames realizados pelo Laboratório de Saúde Pública Giovanni Cysneiros.
Por: Edivaldo do Jornal