São Luís: Para blindar o prefeito, vereadores vão ao extremo contra o colega Alex dos Garis

A sessão da Câmara Municipal de São Luís de Montes Belos, realizada nesta terça-feira, 26, foi palco de uma cena inusitada. O vereador Alex dos Garis foi impedido de fiscalizar o poder executivo por colegas, com argumentos agressivos e ofensivos. Com um público considerável no auditório, inclusive o prefeito Major Eldecírio, o clima de baixo nível com os ataques dos vereadores Antonio Teodoro e Joaquim Monteiro, contra o colega, provocou a reação negativa de algumas pessoas.

Houve quem não acreditasse no que estava vendo e ouvindo. “É a primeira vez que vejo um vereador ser impedido de fazer aquilo que ele é pago para fazer. Fiscalizar o prefeito é uma das obrigações legais do vereador. Agora eu vejo vereadores que não fiscalizam e não deixam o outro fiscalizar. É a primeira vez que vejo isso. Isso é inadmissível”, disse uma das pessoas que estava presente. Pediu para não ser identificada.

Após a leitura do Requerimento do vereador Alex dos Garis, que pedia ao Poder Executivo o fornecimento de documentos com informações sobre o uso de máquinas e veículos da prefeitura, na época que antecedeu o escândalo do petrolão, e também informações sobre a compra de testes rápidos para o combate à COVID-19, feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na discussão do Requerimento, na tribuna, os vereadores Júnior da Receita, Rochinha, Batista da Saúde, Antonio Teodoro e Joaquim Monteiro se manifestaram contrários à aprovação da matéria. Os dois últimos foram mais contundentes nos ataques a Alex dos Garis.

Junior da receita disse que era desnecessário o Requerimento pelo fato de que as informações demandam mais tempo para serem fornecidas e o prazo legal para o prefeito atender se o Requerimento for aprovado seria menor. Ele afirmou ainda que os testes rápidos já estão sendo realizados. O vereador Rochinha seguiu na mesma linha. Assim como os vereadores Maria dos Anjos e Batista da Saúde.

Para Antonio Teodoro o Requerimento do colega Alex dos Garis é mais um pretexo para promover picuinhas contra o prefeito Major Eldecírio e que assim ele prejudica o município. “Ele tem que desconfiar, tanta polêmica só para prejudicar o município de São Luís de Montes Belos”, disse ele.

Joaquim Monteiro foi incisivo na sua fala. Além de dizer que o vereador Alex dos Garis tem usado e abusado da paciência dele e dos colegas com seus requerimentos, ele o chamou vereador de incompetente e pediu ao presidente da Casa, Bruno Lampião, para instaurar um procedimento para apurar uma possível quebra de decoro cometida por Alex dos Garis. Confira no vídeo abaixo as falas de Teodoro e Monteiro

 

Alex dos Garis justificou o seu Requerimento dizendo que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) também recomendou à administração municipal que adotasse a mesma medida no sentido de controlar o uso e o abastecimento de máquinas e veículos do município. Quanto aos testes rápidos ele quer saber onde e como estão sendo aplicados junto à população.

O vereador Alex dos Garis, que tem sido implacável na fiscalização da atual administração, enfrenta uma forte resistência junto aos colegas da base do prefeito, na Câmara Municipal, em função da sua atuação. Com isso, a imagem desses vereadores não está bem no ceio da população. Alguns desses vereadores confidenciam que são cobrados constantemente pelo povo e que a reputação do legislativo monte-belense está arranhada perante a opinião pública.

Por: Eduardo Guedes / Foto: Arquivo

PROPAGANDA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email