Secretaria Municipal de Saúde de Firminópolis

Saiba como se prevenir do novo coronavírus

Medidas simples, como lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool em gel, podem salvar vidas. Após o anúncio da pandemia do novo coronavírus, atitudes como essas passaram a ser mais comuns e essenciais. 

A especialista de Saúde do UNICEF para o Semiárido, Tati Andrade, reforça a importância dessas ações e conta o que mais pode ser feito para evitar o avanço da doença. 

“A primeira recomendação é lavar as mãos de forma adequada, frequente, com água e sabão. Quando não for possível, usar o álcool gel. A outra medida é não passar a mão no rosto, evitar tocar os olhos, o nariz e a boca mesmo que você esteja com as mãos limpas, mas especialmente quando você não estiver com as mãos muito limpas evite passar a mão no rosto. Outra medida: não compartilhe objetos pessoais – copo, talheres, toalhas, esses objetos são pessoais. Se você tossir ou espirrar, cubra boca e o nariz com a parte interna do cotovelo. Se puder, use um lenço descartável – lembrando que, logo que utilizar esse lenço, jogue-o no lixo e lave bem as mãos com água e sabão. Evite o máximo que você puder sair de casa. Quem tiver, inclusive, sintomas respiratórios, deve evitar sair de casa e ter contato com outras pessoas da família para não espalhar e não disseminar essa virose para os demais. Se for realmente necessário sair de casa, use máscara, evite aglomerações, tente manter uma distância de em torno de dois metros de outras pessoas.”

Tati Andrade comenta que é importante que todos colaborem com essas medidas para evitar a disseminação da doença. Para encontrar informações seguras, você deve procurar sites oficiais, como o da prefeitura ou do governo estadual, do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e do UNICEF. 

Estar bem informado é essencial para proteger você e todos à sua volta. Compartilhe informações seguras com sua família, amigos e colegas. Saiba mais sobre as ações do UNICEF contra o coronavírus no site unicef.org.br.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email