Secretário de Saúde diz que novas UTIs para Covid-19 foram ocupadas após serem abertas em Goiás: ‘Disseminação está alta’

[post-views]

Estado tem 380 leitos disponíveis e 335 estão preenchidos, o que representa 91,78% de ocupação. O maior hospital dedicado a Covid-19 de Goiás, o Hospital de Campanha de Goiânia, registrou 100% de ocupação nas 100 vagas disponíveis da unidade.

O secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, disse nesta segunda-feira (22) que as novas vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) abertas nos últimos dias foram ocupadas poucas horas depois da abertura, devido ao alto nível de transmissão do coronavírus. O governo estadual pretende concluir a abertura de 168 leitos em fevereiro, sendo que 50 deles estão em funcionamento.

“Vemos que abrimos leitos e em poucas horas eles são preenchidos. No dia seguinte abre mais. Estamos com uma quantidade bem maior do que na primeira onda. Mas o nível de disseminação está muito alto, sobretudo no interior e na capital”, explicou Alexandrino.

O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, disse que a rede privada não consegue mais ampliar leitos especiais em suas unidades.

“Não há vaga e vários pacientes estão esperando nos prontos socorros. O cenário é muito ruim. As pessoas precisam se cuidar”, destacou Helou.

Em uma carta aberta à sociedade divulgada na semana passada, a associação disse que “a taxa de contaminação está aumentando em uma proporção superior à capacidade de atendimento”.

No interior foram criadas 94 unidades críticas em parceria com prefeituras, além de unidades próprias e conveniadas. Os leitos recém-criados estão em Itumbiara (10), Luziânia (10), Mineiros (5), Nerópolis (26), Porangatu (5), Rio Verde (25), Senador Canedo (11) e Trindade (2).

Das 10 vagas abertas em Itumbiara, por exemplo, todas foram ocupadas pouco tempo depois. Em Quirinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde vai receber 11 leitos e informou nesta segunda-feira que aguarda a contratação de funcionários, fazer o estoque de medicamentos e receber equipamentos. São Luís de Montes Belos terá mais 9 leitos de UTI.

Para esta semana, está prevista a abertura de 20 leitos no Hospital das Clínicas Dr. Serafim Carvalho de Jataí.

Ao todo, o estado tem 380 leitos disponíveis e 335 estão preenchidos, o que representa 91,78% de ocupação, segundo balanço da SES desta segunda-feira.

O maior hospital dedicado a Covid-19 do estado, o Hospital de Campanha de Goiânia, registrou 100% de ocupação nas 100 vagas disponíveis da unidade. Além do HCamp, outros 9 hospitais estaduais também registraram ocupação total das UTIs.

Até domingo (21), a SES contabilizou 380.232 pessoas contaminadas com o vírus e 8.286 mortes pela doença.

Trindade em situação crítica

O Hospital Municipal de Trindade (Hutrin) tem 10 vagas de UTI para pacientes com coronavírus e todas as vagas estão ocupadas. O prefeito Marden Júnior (Patriota) diz que se preocupa com o crescimento “grandioso” dos últimos dias.

“De dezembro para fevereiro tivemos crescimento de mais de 200%. Não basta só abrir leitos, tem que ter consciência”, pontua o político.

O município reabriu o Hospital de Campanha nos últimos dias com 36 vagas de leitos semicríticos para pacientes com Covid-19.

As prefeituras de Rialma, Ceres e Luziânia fizeram carreata no fim de semana com ambulâncias do Samu e carros de som para alertar a população sobre o crescimento dos casos positivos.

Governo propõe medidas

O governo estadual também emitiu uma nota técnica, na terça-feira (16), com recomendações para barrar o avanço da Covid-19 no território goiano.

O documento orienta que municípios trabalhem de maneira pactuada e articulada na formulação de decretos e protocolos. Também aponta uma série de medidas em função do aumento no número de casos e de óbitos confirmados.

A pandemia nas cidades foi dividida em três cenários (alerta, crítico e calamidade) e a nota técnica recomenda medidas restritivas diferentes em cada um deles a serem adotados pelas prefeituras.

 

 

Fonte: G1/Goiás

PROPAGANDA
[xyz-ips snippet="galeria"]

Compartilhar