Visando a conscientização da população, a saúde municipal de Cachoeira de Goiás entra na Campanha Julho Amarelo

[post-views]

A Prefeitura de Cachoeira de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está participando da campanha julho Amarelo, em alusão ao combate às hepatites virais. Comuns nos tempos atuais, a doença possui várias formas de contágio.

A campanha Julho Amarelo foi instituída no país pela Lei nº 13.802/2019 e busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A doença é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

As hepatites podem não apresentar sintomas, mas quando aparecem, se manifestam como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

“A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio. Por isso a conscientização da população é importante, bem como a recomendação para que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente na Unidade Básica de Saúde”, destaca a secretária municipal de saúde, Anna Carla Batista.

Em caso de resultado positivo, a secretária municipal de saúde orienta que o morador também encontra tratamento gratuito na rede municipal de saúde.

Por: Edivaldo do Jornal, com informações da SMS

PROPAGANDA
[xyz-ips snippet="galeria"]

Compartilhar