Uma organização liberal de ativistas digitais está realizando uma campanha nas redes sociais para empresas retirarem patrocínios dos perfis do vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro (PSD). No twitter, a hashtag #DesmonetizaGabrielMonteiro já recebeu apoio de nove companhias, que não desejam ter suas marcas associadas à “desinformação e ao discurso de ódio”.
O parlamentar, que tem cerca de 6 milhões de seguidores no Youtube e 6,9 milhões no Facebook, está sendo investigado por assédio sexual contra cinco servidores e ex-funcionários. Além disso, ele teve cinco vídeos íntimos vazados, em que três mulheres demonstram que não queriam ser gravadas, e em um deles o ato sexual era praticado com uma jovem de 15 anos.
No último domingo (27), o Fantástico da TV Globo mostrou imagens que mostram o vereador instruindo uma criança a falar que estava com fome. Segundo a Sleeping Giants Brasil, que está encabeçando a campanha contra o vereador, o vídeo comprova que Gabriel “forjava” os conteúdos para conseguir engajamento e, com isso, atrair mais monetização para as publicações.
Com 60.326 votos, Gabriel Monteiro foi o terceiro vereador mais votado do Rio e acumula postagens com até 50 milhões de visualizações. Entretanto, após ser alvo de uma série de acusações e polêmicas, o movimento contra o financiamento de discursos de ódio e de fake news já recebeu apoio da Jeep, InfitePay, Nubank, Oi, Buser, Estácio, Clickup, Shopee, Empericus.
?Ninguém deveria lucrar explorando a miséria e a fome de crianças!
Foi assim que Gabriel Monteiro conquistou 6 milhões de seguidores e 50 milhões de views por mês no @YouTubeBrasil
Nos ajude a dizer uma basta a monetização da exploração infantil, #DesmonetizaGabrielMonteiro!✊? pic.twitter.com/aoHXbBmJHQ
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) March 28, 2022
?Reportagem do Fantástico denunciou ontem Gabriel forjando vídeo com criança carente, pedindo para que ela agradecesse a comida que ele havia comprado.
O video era monetizado e Gabriel o ocultou após a denúncia.✊?#DesmonetizaGabrielMonteiro pic.twitter.com/Y0Zc6LXxb6
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) March 28, 2022
? Nos ajude a desmonetizar Gabriel Monteiro:
1⃣ Acesse https://t.co/J9w1O1dibt
2⃣ Print as empresas que encontrar anunciando
3⃣Poste abaixo o print marcando a empresa junto com a #DesmonetizaGabrielMonteiro?? pic.twitter.com/9UcW9KKcvk— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) March 28, 2022
Não basta tirar as principais, que dão lucro e elas irem sendo substituídas por outras. O objetivo é conseguir o maior número possível. Quanto mais ele produzir mais vai ganhar. Nossa lógica é desmonetizar o conteúdo, para que ele pare de ganhar dinheiro com isso”, explica o diretor jurídico da Sleep Giants Brasil, Leonardo Leal, em entrevista ao jornal Extra.
No total, a organização entrou em contato com 15 empresas, que foram identificadas anunciando nas redes sociais do vereador. Entre as que já retiraram os patrocínios, o principal argumento é que não estão de acordo com os conteúdos. “O canal não está de acordo com os valores da Shopee e nosso time de mídia já foi acionado para pausar os posicionamentos automáticos dos nossos anúncios”, publicou.
FONTE: Jornal O HOJE.com