O ator Will Smith dividiu opiniões após protagonizar umas das cenas mais controversas da história da premiação do Oscar: o tapa no apresentador e humorista Chris Rock. Smith, que venceu na categoria melhor ator por sua atuação em ‘King Richard: Criando Campeãs’ (2001), chegou a ser convidado para se retirar da premiação, mas se recusou, informou a organização do Oscar.
A agressão, é claro, regou reações no mundo todo, de fãs a celebridades, de pessoas que apoiaram o ato, a pessoas que o condenaram.
Wanda Skyes, uma das co-apresentadoras da cerimônia, criticou nesta quarta-feira (30/3) a postura de Will Smith na edição. Em entrevista a The Ellen DeGeneres Show, a atriz disse que o fato de Will permanecer no Dolby Theatre após o tapa no humorista foi “nojento”.
“Eu me senti tão mal pelo meu amigo Chris. Foi doentio. Eu me senti fisicamente doente e ainda estou um pouco traumatizada com isso, com [a Academia] deixá-lo ficar naquela sala e aproveitar o resto do show e aceitar seu prêmio. Eu fiquei tipo, ‘Quão nojento é isso?’. Esta é apenas a mensagem errada. Você agride alguém, você é escoltado para fora do prédio e é isso”, disse Skyes em entrevista.
Outro critico à atitude de Will foi o humorista e duas vezes vencedor do Globo de Ouro, Jim Carrey. Em entrevista a Gayle King, do programa CBS Mornings, Carrey afirmou ter se sentido “enojado pela plateia o aplaudindo de pé” o ato de Will. O humorista ainda disse que Smith “deveria ter sido preso”.
“Eu teria avisado pela manhã que iria processar o Will em US$ 200 milhões porque aquele vídeo existirá para sempre e será onipresente. Esse insulto irá durar por muito tempo. Se você quiser gritar algo da plateia ou mostrar que não gostou no Twitter, você não tem o direito de subir no palco e bater no rosto de alguém porque a pessoa disse palavras”, disse Jim Carrey sobre em entrevista.
A atriz Whoopi Goldberg, vencedora do Oscar como melhor atriz coadjuvante em ‘Ghost’ (1990), também se posicionou contra a agressão de Will. Ao The View, a atriz disse ter considerado um exagero a agressão e que “haverá consequências” ao ato de Smith.
“Acho que ele exagerou. Eu estaria incomodada. Havia toda a pressão e esperança de sair vencedor enquanto tenta manter a pose. (…) Eu entendo. Nem todo mundo age como gostaria quando pressionados. Algumas pessoas apenas enlouquecem. Foi marcante e incrível como Chris Rock não levou a situação adiante,” completou Goldberg.
Desculpas
Após a confusão, Will Smith publicou na noite de segunda-feira (28) um pedido de desculpas para o comediante Chris Rock. Em comunicado divulgado em seu Instagram, o dono da estatueta de Melhor Ator afirmou que a sua conduta o deixou envergonhado.
“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável (…) Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade”, disse Will em seu comunicado.
Após o tapa, Chris Rock decidiu não prestar queixa contra Will, que deve manter sua estatueta de Melhor Ator.
Processo disciplinar
Ontem (30), a Academia informou que abriu um processo disciplinar contra Will Smith pela agressão. O ator terá o direito de responder por escrito e poderá ser expulso, suspenso ou sofrer outro tipo de punição.
“O Conselho Diretor iniciou hoje um processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia”, diz o comunicado.
Smith vai ter “a oportunidade de ser ouvido através de uma resposta por escrito. Na próxima reunião do conselho, agendada para 18 de abril, a Academia poderá tomar medidas que podem incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitido pelos Estatutos e Padrões de Conduta”, diz o comunicado.
FONTE: Jornal O HOJE.com